Criando uma sinopse!



Olá meus amores! Como foi o carnaval de vocês?
O meu foi ótimo e espero que o de vocês também.

Mas vamos ao que interessa? A pauta de hoje são as dicas básicas para a criação de uma sinopse. Muitos de nós, se não a maioria, sempre ao escolher um livro, opta por ler a sinopse e ver do que a história se trata antes de comprá-lo, para saber se valerá a pena. Porém, como é a criação desta? É uma tarefa fácil?

Bom, isso é muito relativo, pois alguns tem a facilidade de criar algo bom em questão de poucos minutos, quanto para outros, chega a ser uma missão quase impossível.

Existem vários tipos de sinopses, seja as misteriosas, românticas, de terror e afins e irei ensiná-las aqui nos próximos posts, mas o foco de hoje são as dicas básicas. Então, vamos lá?

  • Definição do tema

Primeiro precisamos pensar no tema central da sua história. É de romance? Então o que iremos relatar nela, é uma cena do casal principal ou apresentação dos mesmo? Pense nos pontos na qual quer destacar e escreva-os como uma forma de roteiro.

  • Tamanho

Você quer algo mais breve ou médio? É sempre bom ter em mente que não precisamos nada extravagante, estamos criando uma sinopse e não um texto para a sua história. Até porque talvez alguém consiga definir tudo em cinco linhas, enquanto outro em dez. Procure um tamanho ao qual você acha que se desempenharia bem e agrade ao seu leitor.

  • Gramática

Ninguém gosta de ler algo com milhões de erros de português, então tente ser sucinta ao que está escrevendo para não se preocupar tanto com erros depois. Mas se quiser ousar, temos dicas de português aqui no blog também.

  • Poemas ou Músicas 

Sempre tem aquela música que combina com os personagens ou com a história e você sente que precisa colocá-la em algo, mas vá com calma, você não quer uma "sinopse" com uma letra inteira de música. Tente encaixá-la no meio da sinopse, mas não a use em tudo.

  • Suspense

Quer prender seu leitor? Então o instigue. Deixe perguntas sem respostas aparentes, deixe uma frase inacabada, revele sem revelar totalmente. Escreva aquilo que até você teria vontade de ler incessavelmente. Se ponha no lugar do seu leitor, instigue-se com sua história abusando do suspense.

Por hoje é isso pessoal. Cinco dicas básicas para criar a sua sinopse, semana que vem tem mais dicas para você arrasar com sua história.

Até sexta, mil beijos! 



0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores