reforma ortográfica e suas confusões

Hello, hello!
Sei que estou muito sumida daqui, mas hoje venho me redimir. Decidi separar algumas modificações com o
 novo acordo ortográfico que insistem em causar um rebuliço em nossas mentes. Espero que ajude vocês.
 Vamos lá!

O1. Acento agudo em "ói" e "éi".
Antigamente, costumávamos a escrever "idéia" e "heróico" com aceito, por exemplo. Porém, após a reforma, estes foram extinguidos. Tornaram-se: "ideia" e "heroico", respectivamente.
Obs. acento no ditongo aberto "eu" continua: chapéu, véu, céu, etc.

O2. Acento circunflexo em vogais duplas.
"Vôo" e "lêem", por exemplo, perderam seus "chapéus".  A escrita atual é a mesma, contudo, sem o acento. "Um belíssimo voo da águia." e "Eles não veem à festa."

O3. Trema extinta.
Com a modificação, a trema foi eliminada da língua portuguesa. Sendo assim, "cinquenta" e "frequência", não são mais acompanhadas pelo "ü".

O4.  Palavras com escritas iguais perderam o acento de diferenciação.
Pelo (por + o) e pêlo (cabelo do corpo) eram diferenciados através da presença do acento. No entanto, hoje em dia,  a escrita é exatamente igual. Alguns exemplos: pera, para, polo, entre outros. (Particularmente, não gostei desta alteração)

O5.  Hífen deixou as palavras formadas de prefixos terminados em vogal junto às iniciadas por "r" e "s".
Com a reforma, as iniciais das segundas palavras serão duplicadas. Por exemplo, antigamente, "auto-retrato" era separada, atualmente, escreve-se "autorretrato". O mesmo com "semi-sintético" e "semissintético", assim como os semelhantes.

O6. Utilização do hífen em prefixos terminados com a mesma vogal que se inicia a palavra.
Não entenderam? Acalmem-se, eu explico. Esta é a regra onde "microondas" se transforma em "micro-ondas". Simples, não? Bem fácil. Isso também ocorre em "anti-inflamatório" e os demais "anti", "micro" e demais prefixos e falso prefixo.

O7. Extinção do hífen em compostos.
Confesso que me adaptar a escrever "mandachuva", quando, por anos, escrevi "manda-chuva". No entanto, foi libertador abrir mão do uso de hífen em "fim-de-semana" e "café-da-manhã". Hoje em dia, escreve-se "paraquedas", "café da manhã", "mandachuva", "parabrisa" e "fim de semana".

Torço para que tenham gostado. Muito obrigada por lerem até aqui!
Com carinho,
Lali

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores