Aposto e vocativo: o quê?


Hello, hello!
Sei que estou um pouco sumida e peço um milhão de desculpas. 
Hoje trago um assunto que percebo muitos erros nas histórias e no dia a dia: 
confusão entre "aposto" e "vocativo". 
O nome é complexo, mas nada mais é que um dos usos corretos de vírgulas.

O1. Aposto:
Aposto é o nome dado às frases em que haja alguma frase entre vírgulas que explique quem é ou o que é a pessoa ou objeto apresentado antes.
Por exemplo:
Este é Shawn Mendes, o homem por quem sou fã.
ou
Eu e Shawn, meu namorado, vamos nos casar.
Também podendo ser usado com objetos.
O lápis azul, aquele sobre a mesa, é da Elsa.

O2. Vocativo:
Este é ainda mais fácil, mas, ainda assim, vítima de muitos erros. Nada mais é que colocar a vírgula após o nome para fazer menção a um ouvinte.
Exemplo:
Shawn, eu te amo.
ou
Deixe para lá, Shawn.
Quando não existe esta vírgula, "Shawn" torna-se o sujeito da frase e tudo perde o sentido. Também podemos notar a diferença quando usado de modo informal:
"Elsa, pega ele."
Aqui a frase é um "pedido" (coloquial) para que a Elsa o pegue.
Na frase "Elsa pega ele.", gramaticalmente falando, Elsa já o pega.

Brincadeiras à parte nos exemplos, espero que tenham entendido.
Torço para que eu tenha ajudado em alguma dúvida.
Qualquer dificuldade, comentem que tentarei esclarecer melhor!
Com amor,
Lali


0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores