Oi, gente!
Antes de tudo, quero pedir desculpas por não ter postado semana passada. Rolaram umas coisas e eu me atrapalhei, então acabei não postando. Mas farei todo o possível para que esse tipo de coisa não se repita.
Hoje decidi falar com vocês de um assunto bem específico e que eu vejo aos montes na literatura por aí, não só nas fics. Vamos falar um pouco da síndrome de Estocolmo (obviamente, o título nem levantou essa suspeita). Pra não ficar um post muito grande, eu vou dividir em algumas partes. Nessa postagem, vamos entender a definição dessa síndrome e a origem dela.
Bem, a síndrome de Estocolmo é o estado em que uma pessoa, após ser submetida a um longo período de intimidação, desenvolve sentimentos, como afeição, simpatia, amizade e até mesmo amor, pelo seu agressor.
A síndrome leva esse nome por causa de um assalto ocorrido em Norrmalmstrong, em Estocolmo. Nesse episódio, que durou de 23 a 28 de agosto de 1973, as vítimas começaram a defender seus raptores. Esse comportamento se seguiu por dias, mesmo após a prisão dos criminosos.O que ocorre nessas circunstâncias é que a vítima começa a se identificar com seu agressor, seja por retaliação ou violência. Com isso, qualquer pequeno gesto de gentileza por parte do raptor é amplificado e se torna uma grandiosa demonstração de afeto e bondade. A vítima não tem mais um visão clara da realidade e, por vezes, vê chances de libertação como ameaças.
O que é relevante de se pensar é que esses sintomas são o mecanismo do cérebro do individuo lidar com todo o estresse, tanto físico quanto emocional, ao qual é exposto.
Muitos médicos consideram a síndrome como uma estrategia, uma maneira inconsciente de a vítima se preservar o máximo possível, uma vez que a aproximação com seu sequestrador faz com que ela se afasta da realidade crítica em que vive. O aspecto mais interessante é que, apesar desse mecanismo estar em funcionamento, a pessoa ainda tem uma certa noção do que se passa e o alerta de perigo em sua mente se conserva, de modo que, havendo oportunidades, ela poderá, sim, tentar escapar de seu sequestrador.
Então, gente, o que eu queria trazer hoje era realmente esse comecinho básico. Logo falaremos mais desse assunto.
Até logo!
xoxo



0 comentários:
Postar um comentário